sábado, 17 de dezembro de 2016

Importancia da Analise Foliar




INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA 6º PERIODO
ADUBOS E ADUBAÇÃO

Carlos Cesar Silva de brito

4° turma do Curso de Engenharia Agronômica – 6° período

Analise Foliar

A análise foliar e uma prática complementar à análise de solo ou mesmo a outros critérios de avaliação como a diagnose visual de deficiências ou de excessos de nutrientes, como critério de identificação de problemas nutricionais ou mesmo a avaliação do equilíbrio nutricional.

Para a correta utilização da análise foliar, um aspecto importante é a época de amostragem e a escolha do tecido a ser colhido. A época recomendada é quando 50 % das plantas do talhão se apresentar em início do florescimento.

Deve-se colher, por talhão, em torno de 35 folhas trifoliolodas recém-maduras, sem pecíolo, que, de modo geral, correspondem à terceira ou quarta folha a partir do ápice da haste principal.

• Dividir a propriedade em talhões, considerando a uniformidade de cada talhão.

• Coletar as folhas conforme indicado na Amostragem de folhas, acondicionando-as em sacos de papel limpos. Não utilizar sacos com contaminantes, como restos de planta, solo ou outros produtos, que poderão interferir na análise. Anotar as informações do talhão no saco de papel.

• Não coletar folhas danificadas por insetos, nem folhas com manchas ou aspecto anormal, a não ser que a possível causa dessa anormalidade seja de origem nutricional. Neste caso, coletar separadamente folhas de área consideradas normais e anormais e anotar essa informação no saco de papel.

• Caso sejam coletadas folhas que tenham recebido aplicação de adubo foliar ou defensivos, informar a data de aplicação, o tipo de produto e a dosagem, ou qualquer outra informação que julgar necessário. Essas observações possibilitarão evitar desvios de interpretação e melhorar o nível de entendimento dos resultados.

• Enviar as folhas o mais rápido possível para um laboratório de sua confiança. Não sendo possível, secar as folhas à sombra e posteriormente enviar para o laboratório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário